Conheça quais são os melhores detectores para cada tipo de terreno

Conheça quais são os melhores detectores para cada tipo de terreno

A aventura de encontrar tesouros e uma infinidade de objetos enterrados conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo. O detectorismo pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade e em qualquer lugar, mas não é qualquer equipamento que oferece o mesmo resultado. Então, como saber quais os melhores tipos de detectores por terreno?

São muitos os modelos e escolher a ferramenta ideal para o seu objetivo pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para quem está começando. E há diferenças significativas dependendo do que e onde você procura. Por isso, nós hoje vamos dar dicas de como escolher os melhores tipos de detectores por terreno desbravado.

Como funciona o detector de metais?

Para saber qual o é melhor detector para sua busca, antes é preciso entender como funciona um detector de metais. Basicamente, o equipamento funciona devido uma bobina que cria um campo eletromagnético para, através dele, fazer uma varredura do solo.

Mas há controles que permitem ajustes e acessórios que melhoram a precisão da detecção dos diferentes tipos de metais. A maior parte dos novos modelos consegue informar ao usuário o tipo de objeto encontrado e alguns têm uma função para ignorar objetos indesejados.

Quais os tipos de detectores?

A verdade é que são muitos modelos com diferenças significativas em relação à profundidade alcançada, aos acessórios, à blindagem da bobina e da caixa de controle, etc. Eles também se diferenciam em relação ao objetivo da aventura e ao tipo de solo.

Fundamentalmente há dois tipos de detectores de metais. Um deles é para busca de ouro, que funcionam em alta frequência (a partir de 20kHz) para captar mais facilmente objetos menores, como pepitas.

Assim, esses equipamentos são muito sensíveis, próprios para detectar mesmo que sejam apenas resquícios do minério.

Já os detectores de metais de hobby ou de tesouros atuam em frequência baixa (até 20kHz) para captar objetos maiores. Eles são os mais indicados para quem quer se divertir com o detectorismo, aproveitando a convivência com os amigos e a família em atividades saudáveis ao ar livre. E, quem sabe, até fazer uma renda extra com a aventura.

Esses detectores de metais funcionam em multifrequências, e são perfeitos para qualquer pessoa que queira caçar tesouros em praias, campos, matas, etc. Mas mesmo assim há uma grande variedade de modelos, por isso, é interessante prestar atenção nas suas características para que atenda aos seus objetivos.

Detector ideal para busca em todos os terrenos

Antes de indicar os melhores tipos de detectores por terreno, vale a pena conhecer a linha Vanquish, ideal para quem quer começar com o pé direito. A tecnologia de multifrequência da Minelab permite que você encontre todos os metais em todos os lugares - parque, campo ou praia.

É só ligar: o modelo 340 é leve (só 1,2 Kg), funciona com apenas quatro pilhas AA e ainda é dobrável. Além disso, tem display em LCD, bobina à prova d’água para até 1 metro de profundidade, controle de áudio e três modos pré-programados de pesquisa (jóias, moedas ou todos os metais).

É perfeito para fazer aquela busca na praia depois do réveillon e continuar se divertindo muito ao longo do ano em qualquer lugar. Na página do

O detector de metais Go Find 66 é ideal para iniciantes, com display de LED colorido para caça ao tesouro, Easy-Trak automático e quatro modos de pesquisa, além de bobina grande (10 polegadas) à prova d’água. Também é dobrável e leve, perfeito para horas a fio de caça aos tesouros do réveillon!

Já se a ideia é aproveitar para fazer a festa na praia e em alto mar, o Excalibur II é ideal para encontrar tesouros escondidos no fundo do oceano.

O equipamento tem alto desempenho em mergulhos profundos (até 66 m de profundidade), carroceria fluorescente de alta visibilidade e skidplate, bobina Slimline de 10 polegadas para peso reduzido e equilíbrio aprimorado.

Tem ainda rejeição de solo automática, três modos de detecção (discriminacão, todos os metais e precisão) e ainda pode trabalhar com bobina de 8 ou 10 polegadas.

Para floresta e campo

Entre os melhores tipos de detectores por terreno o Vanquish 540 Pro Pack é perfeito para quem já tem alguma experiência caçar tesouros em florestas e campos. O equipamento tem alta potência com baterias recarregáveis, controle de polarização de ferro, visor retroiluminado, LED vermelha,​ e fones de ouvido sem fio Bluetooth.

Além disso, o  detector de metais Vanquish 540 vem com a bobina à prova d'água de 8 polegadas para detecção mais precisa em espaços mais apertados, mas também bobina de 12 polegadas para maior profundidade.

A tecnologia Multi-IQ da Minelab detecta todos os metais em todos os solos, seja qual for o clima. E com o auxílio do Pinpointer, que localiza objetos com muita precisão, durante uma escavação, será possível encontrar ainda mais tesouros.

O detector Vanquish, ainda oferece a possibilidade de salvar suas configurações personalizadas de pesquisa e oferece 25 segmentos de discriminação permitem que você controle quais metais você deseja aceitar ou rejeitar.

Apesar de ser bastante recomendado para campo e floresta, o Vanquish 540 pro-pack também domina a detecção de tesouros na areia molhada das praias.

Para quilombos

Imagine o que você pode encontrar em um lugar cheio de história como os quilombos! Mas é preciso atenção para não danificar possíveis artefatos históricos.

Para os quilombos, o Equinox 800 é um dos melhores tipos de detectores, com alta performance para todos os alvos e solos. O diferencial é que, além de ter ótima performance em parques, campos e praias, ele também é referência quando o assunto é a busca por ouro.

São seis frequências individuais (4, 5, 10, 15, 20 e 40 kHz) além da revolucionária Multi-IQ da Minelab, com identificação de alvo rápida e precisa e discriminação de metais ferrosos e não ferrosos.

Além disso, o Equinox 800 traz Bobina inteligente Double-D de 11 polegadas, bateria interna recarregável de íons de lítio com duração de 12 horas e software atualizável, entre outros diferenciais.

Para garimpos

Agora, se a ideia é encontrar ouro, um dos melhores tipos de detectores por terreno em garimpo é o Gold Monster 1000. O aparelho foi desenvolvido para transformar mesmo os mais iniciantes no detectorismo em especialistas.

O equipamento é completo, sendo desenvolvido especialmente para encontrar até mesmo os menores fragmentos de ouro no solo porque trabalha em uma frequência única de 45 kHz que exclui qualquer outro tipo de metal ferroso das buscas, garantindo total precisão.

Para ter ideia, o Gold Monster 1000 oferece dois modos de detecção: o Deep All Metal, que indica a chance de ouro, e o Gold Mode, que é um modo de rejeição de leitura de qualquer metal ferroso. Assim, ele capta apenas metais não-ferrosos, então quando o aviso sonoro soar será um objeto de ouro ou uma pepita.

E tudo isso é feito automaticamente: basta ligar o detector e ele executará tanto o cancelamento automático do ruído, quanto o equilíbrio automático do solo e ajuste da sensibilidade.

Top 3 detectores de metais anfíbios

Como você viu, há detectores de metais que são anfíbios, ou seja, podem funcionar tanto na água quanto em terreno seco. Mesmo assim, vale lembrar que a maioria dos detectores de metais não foi desenvolvida para ficar submersa por muito tempo na água.

Os modelos com bobinas à prova d 'água são ótimos para buscas em regiões de rios ou em praias, já outros foram projetados para mergulhos profundos. De qualquer forma, é importante buscar na descrição do equipamento a sua resistência à água.

Conheça os top 3 detectores de metais anfíbios para caça ao tesouro:

  1. Excalibur II - Tem alto desempenho para mergulho profundo, podendo trabalhar em até 66 metros de profundidade. Ideal para praia, pesca e mergulho profundo.
  2. Equinox 600 Totalmente à prova d’água até 3 metros de profundidade, que permite buscar metais em rios, praias e debaixo de chuva sem preocupação.
  3. CTX 3030 - Tem bobina impermeável de 11 polegadas. É considerado um dos mais completos do mercado, com tecnologia de ponta, localização por GPSi e total integração com computadores e notebooks.

Qual o detector ideal para você?

Como você viu, as características de cada modelo são muito importantes para determinar os melhores tipos de detectores por terreno. Por isso é importante considerar o seu objetivo no detectorismo antes de comprar o equipamento.

Na Minelab você encontra todos os melhores tipos de detectores por terreno para começar com o pé direito no detectorismo!

Venha conhecer esses e muitos outros modelos no site da Minelab e descubra novos tesouros!