Utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais.
8 benefícios de praticar detectorismo na infância

Todo mundo tem aquela memória especial de uma aventura quando era criança. Seja descobrindo uma curiosidade, aprendendo uma brincadeira nova ou explorando um lugar com a família ou amigos, as boas histórias são verdadeiras heranças que ficam para sempre.
Com o detectorismo, você pode passar adiante o legado e também construir bons momentos com a criançada. Além de achar tesouros, você torna cada experiência inesquecível, sem falar nos inúmeros benefícios que essa prática proporciona!
Veja neste artigo 8 benefícios de praticar detectorismo na infância e por que você deveria apresentar o hobby para os pequenos hoje mesmo.
DETECTORISMO É DIVERSÃO GARANTIDA
Poucas coisas são mais divertidas do que se aventurar no desconhecido. Brincadeiras diferentes, pés na areia, lugares a serem desbravados, encontro de relíquias e objetos curiosos… tudo isso faz parte do detectorismo e também é ótimo para as crianças.
A caça ao tesouro pode ser uma forma de entreter os pequenos nos fins de semana e promover momentos de lazer, além de ensinar mais sobre os achados, a natureza, a fauna e flora dos terrenos explorados. E claro, ser uma atividade que rende boas risadas!
DETECTORISMO É CONEXÃO COM A NATUREZA
A criançada adora brincadeiras ao ar livre. Atualmente, diversas pesquisas comprovam que maior tempo na natureza é sinônimo de saúde, desenvolvimento infantil, bem-estar e qualidade de vida.
Ao praticar o detectorismo, as crianças têm mais contato com o mundo, conhecem o ambiente ao seu redor, fazem boas ações e aprendem sobre práticas sustentáveis. Também pegam aquela vitamina D do sol e se expõem à areia, terra e água, fortalecendo a imunidade.
DETECTORISMO CRIA LAÇOS E MEMÓRIAS
O detectorismo cria e fortalece laços, pois deixa as crianças mais próximas da família e colegas. Cada metal encontrado é uma surpresa especial, que faz o passeio ser incrível, ficando registrado na memória de todos.
Essa busca por metais preciosos é como uma metáfora para a vida: ensina lições valiosas sobre paciência, perseverança e alegria nas pequenas conquistas. As descobertas, sejam elas uma moeda antiga, um botão de época ou um simples objeto perdido, são acompanhadas de uma sensação de conquista.
DETECTORISMO É CULTURA
A prática do detectorismo oferece uma janela fascinante para o passado. Ao desenterrar moedas antigas, artefatos históricos ou outros metais preciosos, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre a história e a cultura da região.
Tudo isso pode despertar um interesse duradouro pela arqueologia e pela preservação, contribuindo para uma compreensão mais profunda da ética em sociedade, propósito e capacidade de aprimoramento.
DETECTORISMO É BUSCA POR CONHECIMENTO
Ao segurar um detector de metais e seguir os sinais sonoros que indicam a presença de objetos metálicos enterrados, as crianças desenvolvem uma abordagem ativa para a aprendizagem, estimulando a sede de conhecimento.
O interesse pela história local também é impulsionado: os hábitos de quem passou por ali, o interesse pelo que aconteceu ou os significados e a simbologia dos pertences perdidos ou deixados para trás. A história é vivida e decodificada em mistérios a cada detecção.
DETECTORISMO É RESPONSABILIDADE
O detectorismo envolve o uso de equipamentos especializados, e as crianças aprendem desde cedo a importância de cuidar do que é seu. Além disso, ao seguir as regras locais e respeitar o ambiente, o código de ética do detectorismo e as propriedades, elas desenvolvem um senso de responsabilidade.
Isso significa um zelo e carinho melhor pelas regras sociais e pelo espaço compartilhado, fazendo com que se nutra um senso de identidade e pertencimento à comunidade. As crianças podem praticar detectorismo para também aprender sobre educação e princípios.
DETECTORISMO ESTIMULA NOVAS HABILIDADES
Ao praticar detectorismo, as crianças têm uma distração longe das telas, enquanto desenvolvem diversas habilidades, como coordenação motora, consciência corporal e espacial, aprimorando a concentração.
A busca por relíquias dá a oportunidade de aprender a trabalhar em grupo de forma dinâmica, interagir com os colegas, compartilhar achados por meio da socialização, estimular a imaginação, curiosidade, além do foco em objetivos comuns.
DETECTORISMO É EXERCÍCIO PARA O CORPO
A rotina do detectorismo traz com ela a prática da caminhada, que na infância é o ponto de partida para que a criançada adquira um hábito saudável e combata o sedentarismo para toda a vida, com inúmeros benefícios físicos.
A caminhada na infância proporciona uma melhora significativa na saúde cardíaca, pulmonar e circulatória e, ainda, potencializa o desenvolvimento de várias habilidades físicas e motoras, além daquela parte importantíssima da saúde mental, ao conhecer novos lugares e paisagens incríveis em meio à caça.
E aí, bora chamar a criançada para detectar?
A programação já pode ser feita: reúna todo mundo, junte os detectores e vamos explorar em todos os lugares! Com o detectorismo, a criançada aproveita todos os benefícios educacionais, sociais e emocionais que o hobby proporciona, enquanto você fica mais próximo delas.
Equipados com detectores de metal, a família pode explorar praias, parques, trilhas, campos, rios e áreas históricas, desvendando tesouros enterrados e artefatos perdidos. Só precisa de duas coisas: de uma boa dose de motivação e de dar o primeiro passo!
Com os detectores Minelab, você tem opções para todos. O ideal para a criançada é o GO-FIND 11, pois é leve, compacto e fácil de usar. Adultos iniciantes também podem começar com os detectores da linha GO-FIND, pois eles se ajustam ao tamanho de cada um, sendo perfeito para pessoas de até 1,85 m de altura.
Então, que tal criar essa diversão em família e quem sabe até fazer um desafio para ver quem detecta mais ou quem consegue ser mais ágil ao encontrar tesouros?
Acesse nosso site e conheça os melhores detectores para achar tesouros escondidos.
Comentários