Como configurar o seu EQUINOX para buscas em diferentes tipos de solo

Como configurar o seu EQUINOX para buscas em diferentes tipos de solo

A linha de detectores EQUINOX da Minelab são ótimos para detectoristas experientes, além disso, eles podem ser usados em diferentes tipos de solo. Mas, você sabe como configurar o seu EQUINOX e ter mais resultados nas buscas?

Se a resposta for não, não se preocupe. Pois no post de hoje vamos explicar como configurar o seu EQUINOX e quais são os modos de detecção disponíveis nesse detector de metal. Ficou curioso? Então, continue acompanhando para saber mais!

Modos de detecção

O EQUINOX é um detector de metal que se adapta a diferentes tipos de alvos e condições do solo, portanto, é perfeito para detectoristas mais experientes que estão em busca de novas aventuras.

Os detectores da linha EQUINOX Minelab possuem diferentes modos de detecção pré-configurados para oferecer o melhor desempenho durante suas buscas, sendo eles: 

A seguir, vamos conhecer mais sobre cada um dos modos de detecção disponíveis nos detectores da linha EQUINOX. Assim, você saberá qual o melhor modo de acordo com o ambiente que você vai fazer suas buscas.

Parque

O modo parque é ideal para uma detecção mais generalizada, áreas urbanas com muito lixo, incluindo latas, tampas de garrafa, papel alumínio, entre outros. Ou outros locais recentemente habitados.

As pré-configurações do Modo Parque proporcionam grande profundidade e mais precisão, enquanto rejeita a maior parte do lixo presente no local. Portanto, esse modo é o mais indicado para detectoristas que ainda não possuem tanta familiaridade com esse aparelho. Ele ainda é subdividido em dois modos, são eles:

Parque 1: Geral / Moedas

Esse modo é ideal para aprender a usar o EQUINOX antes de experimentar outros modos e configurações mais especializadas, pois ele foca em detectar moedas modernas e joias maiores, rejeitando o lixo ao redor. 

Para isso, ele utiliza sinal multifrequência com ênfase em frequências mais baixas, otimizando a calibração do solo para uma detecção mais eficiente.

Parque 2: Joias finas

O modo Parque 2 é ideal para localizar objetos pequenos, como joias finas, ou para áreas com muitos resíduos. Ele identifica alvos não-ferrosos por padrão, aumentando a velocidade de recuperação para diferenciar bons alvos em meio ao lixo. 

Campo

O modo campo deve ser utilizado para detectar objetos maiores ou para ambientes mais abertos como campos cultivados ou arados e locais historicamente ocupados. Ele também é subdividido em outros dois modos, são eles:

Campo 1: Moedas / Artefatos

O Campo 1 é ideal para detecção geral, pois ele rejeita sinais de lixo e usa processamento multifrequência com foco em frequências mais baixas. Isso facilita a identificação de alvos desejados, especialmente em terrenos difíceis, tornando-o adequado para caça de moedas e detecção geral.

Campo 2: Moedas valiosas / Artefatos

O Campo 2 é ideal para áreas com muitos alvos e lixo, pois detecta melhor pequenas moedas em posições difíceis e rejeita os sinais indesejados. Além disso, ele possui 50 tons de áudio e uma rápida velocidade de recuperação, aprimorando a identificação dos objetos, especialmente em frequências mais altas.

Praia

O modo praia, como o próprio nome sugere, é indicado para condições salinas - areia seca, areia molhada, rebentação e subaquática. O sal presente nessas áreas faz com que a areia e água sejam um condutor, fazendo com que o ruído salino seja detectado.

No entanto, a tecnologia Multi-IQ detecta o ruído do sal e atribui um ID de alvo ferroso, ou seja, um alvo indesejado. Assim, os objetos desejáveis de baixa condutividade, poderão ser facilmente detectados. Conheça, os sub-modos dessa categoria:

Praia 1: Areia seca / molhada

O modo praia 1 é ideal para a detecção na areia, molhada ou seca, e em águas rasas, onde a condutividade salina é alta. O Praia 1 Multi-IQ reduz o ruído do sal e tem maior sensibilidade a objetos valiosos como moedas e joias, otimizando as buscas.

Praia 2: Subaquática / rebentação

A configuração Praia 2 é ideal para detecção em água, pois reduz o ruído causado pelo sal, graças à sua menor potência de transmissão. Ela também é eficaz em solos secos com altos níveis de interferência, utilizando um sinal multifrequência para melhor calibração do solo.

Ouro

O Modo Ouro está disponível apenas nos detectores 800 e 900, e ele é ideal para detectar pepitas de ouro em áreas mineralizadas, especialmente em campos de garimpo remotos. 

Ele utiliza um áudio contínuo e sutil, que varia conforme a proximidade do objeto, ajudando a encontrar pepitas de ouro, tanto na superfície quanto em áreas mais profundas. Esse modo é subdividido em:

Ouro 1: Solo Normal

O modo de Ouro 1 é ideal para detectar pequenas pepitas de ouro em solos com pouca mineralização. Em áreas de garimpo, a mineralização de ferro é variável, portanto, é necessário ajustar a calibração do solo para “Rastreamento”. 

Nesse modo, o áudio também é otimizado para encontrar as pepitas, além de utilizar o sinal multifrequência processado pelo sistema Multi-IQ.

Ouro 2: Solo Difícil

O modo Ouro 2 é ideal para encontrar pepitas de ouro em solos difíceis e com maior profundidade. Para isso, ele utiliza um sinal de multifrequência para calibrar o solo e otimizar a busca por pepitas. No entanto, pode gerar mais ruído em terrenos mineralizados.

Como selecionar um modo de detecção?

Agora que você já conhece os diferentes modos de detecção disponíveis nos detectores da série EQUINOX, vamos explicar como você pode ativar cada uma dessas funções. Acompanhe!

Para configurar o seu EQUINOX você precisa visualizar as informações na tela LCD do equipamento. Na imagem a seguir, você verá um resumo de cada ícone:

Para selecionar o modo de detecção você deve ligar o seu detector de metal, selecionar o botão “modo de detecção” e escolher o modo que desejar. Assim, o detector já poderá ser utilizado com as pré-configurações padrões.

No entanto, à medida que você tiver mais familiaridade com o detector, poderá personalizar as configurações conforme sua necessidade e trabalhar com a escala de discriminação de ID, por exemplo, e ter uma detecção mais precisa.