Utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais.
Quanto custa um detector de metais, e quais as suas variações?

Com a popularização crescente do detectorismo, uma das primeiras dúvidas que surge é em relação ao preço ou se é muito caro ter um?
Essa é uma pergunta difícil de responder porque não há apenas um tipo de detector. Pelo contrário, há vários modelos no mercado e o preço varia de acordo com diversos fatores.
Assim, há detectores de metais voltados para quem está começando, quem já tem experiência e também para aqueles que são profissionais. Por outro lado, a busca pode ser feita em tantos ambientes diferentes, como praia, rios e lagoas, matas e áreas rurais e até mergulho, que os aparelhos precisam ter funcionalidades diferenciadas.
Por isso, a melhor forma de entender o preço dos detectores de metais é conhecendo um pouco sobre o que impacta o seu custo.
Faixa de preço dos detectores de metais
Os detectores de metais têm uma faixa de preço variada. A ideia é que a atividade possa ser acessível a todos, então há aparelhos básicos para quem está começando do zero.
De um modo geral, é possível encontrar detectores de metais que custam a partir de R$499 até equipamentos que chegam a quase R$50 mil. Essa diferença corresponde às três principais faixas de detector, que variam entre os aparelhos de entrada, intermediários e de alta performance.
Elementos básicos
Há recursos básicos presentes em todos os modelos de detectores de metais. Por exemplo, todos são formados por uma bobina, uma haste e um painel de controle, cujo display pode ser colorido ou não.
A bobina é o coração do detector de metais, por onde uma corrente elétrica passa criando o campo magnético que vai captar as ondas emitidas pelo objeto.
O painel de controle, então, pode ser comparado ao cérebro do detector de metais. Nele você visualiza e tem acesso às funções disponíveis em cada modelo, que podem ser manuais ou automatizadas.
E há ainda a haste, que é o “braço” de manipulação do detector.
Há ainda, detectores de metais resistentes à água e os de mergulho que podem ser totalmente submersos, e isso tem impacto significante no preço.
Detalhes sobre as bobinas de busca
Cada modelo tem suas próprias particularidades, com funcionalidades agregadas que otimizam as buscas em ambientes e condições variadas. E suas bobinas não são todas iguais, elas variam em relação à quantidade de enrolamento do fio e a forma como esse enrolamento é feito.
Então como é a bobina que determina a potência do detector, dependendo do modelo do aparelho ela pode ser trocada para atender a determinada situação de busca, otimizando os resultados.
Essas trocas ou combinações melhorarem os resultados de busca, sem que seja necessária a troca do detector.
Variações de design e acessórios
Outros fatores que impactam o custo um detector de metais são os acessórios e o design. Há variações bem interessantes que visam o conforto e otimizam algumas funcionalidades.
A haste do detector de metais, por exemplo, pode ser dobrável em alguns modelos, facilitando o transporte. E a haste também pode ser ajustável, tornando a manipulação mais confortável de acordo com a estrutura física do usuário.
Há ainda equipamentos mais leves do que outros, o que aumenta o conforto durante o uso. E acessórios como suporte para os braços, bateria, suporte para pilhas e vários outros itens podem acrescentar custos a mais.
Recursos avançados especializados
Os melhores detectores de metal estão sempre em dia com as mais novas tecnologias do setor, oferecendo mais oportunidades para os usuários. Quanto mais sofisticado o equipamento, mais recursos ele vai oferecer.
Alguns desses recursos são o cancelamento de ruído automático, multi-frequências, conectividade com dispositivos móveis, cancelamento de alvos, rastreamento do solo, display de LED colorido, modos de detecção pré-programados, entre outros.
Essas inovações tecnológicas oferecem uma experiência mais confortável, mas também melhoram a percepção do solo, oferecem ajustes mais personalizados e melhoram os resultados da detecção.
Considerações sobre o custo-benefício
Agora que você já sabe o que influencia diretamente no preço do detector de metais, não esqueça de considerar alguns fatores.
Um deles é o custo-benefício. Pense qual é a finalidade do detector de metais para mim: fazer uma atividade ao ar livre com a família, se distrair nos finais de semana, embarcar em um hobby fazendo parte da comunidade, ganhar uma renda extra, se profissionalizar, etc.
Isso é importante para você conseguir o melhor custo-benefício, ou seja, comprar um equipamento que realmente atenda às suas necessidades.
Pense nos recursos que têm probabilidade real de serem mais úteis para você. Analise também nos ambientes em que você pretende detectar. Será que o equipamento precisa ser totalmente à prova d’água? O solo é muito mineralizado? Pretende viajar e praticar o detectorismo em regiões que não conhece?
Pesquise bastante e priorize marcas renomadas como a Minelab, para ter certeza de estar adquirindo um produto de qualidade, que atenderá às suas expectativas.
Na dúvida, converse com um especializado e exponha as suas dúvidas. Ele saberá indicar o melhor detector de metais com preço justo para você.
Venha conhecer os detectores da Minelab e encontre o equipamento perfeito para se tornar um detectorista!
Comentários