Como escolher teu primeiro detector de metais?

Como escolher teu primeiro detector de metais?

Está pensando em comprar o seu primeiro detector de metais? A seguir apresentamos seis aspectos básicos que você deve considerar na hora de escolher qual o detector que melhor atende às suas necessidades.

 

ALVOS QUE DESEJA ENCONTRAR

O primeiro passo é ter claro o que você deseja procurar. O ouro, por exemplo, tem muitas apresentações, por isso existem detectores especializados na busca de ouro natural (pepitas de ouro em terra firme ou rios) e joias, moedas e outros objetos feitos com ouro. Existem também relíquias que não são necessariamente feitas de metais preciosos como ouro e prata, mas que também têm valor histórico. Você já tem em mente o que deseja pesquisar? Você quer caçar ouro, tesouro ou ambos?  

Todos os detectores de metal podem encontrar ouro, no entanto, aqueles especializados em ouro natural geralmente possuem uma tecnologia diferente que lhes permite localizar pepitas de ouro realmente minúsculas; ao contrário dos detectores especializados de caça ao tesouro que são usados ​​para itens pequenos, como moedas e anéis. Se você precisar de um detector para ambos, procure um detector de caça ao tesouro que tenha o modo Ouro.

LOCAL DA BUSCA

Que lugares você planeja visitar? Analise se o terreno é seco, arborizado, se chove com frequência ou se há água por perto, por exemplo, na beira da praia, em um riacho ou no mar, qual a profundidade que você detectará na água? Dependendo das suas respostas, você pode escolher o detector que oferece a impermeabilidade que você precisa, seja um detector que só consegue submergir a bobina, completamente, ou mesmo especializado para mergulho.

Revise as especificações técnicas do detector ou pergunte quais detectores se adaptam às suas necessidades de impermeabilidade, seja apenas a bobina, ou de um a cinco metros de profundidade.

Além da impermeabilidade, você deve considerar o grau de mineralização do terreno em que irá pesquisar. Você sabia que o sal encontrado na areia e na praia pode afetar a leitura do seu detector? Um detector com tecnologia avançada pode fornecer melhores resultados. Verifique o quão bem o detector responde a este tipo de solo, se for pesquisar, por exemplo, à beira-mar.

 

EXPERIÊNCIA DETECTANDO

Você já usou um detector antes? Você já conhece os diferentes sons e frequências quando seu detector se aproxima de um alvo de metal? Quão fácil você é com dispositivos eletrônicos? Se você está procurando seu primeiro detector e está apenas começando a se familiarizar com o detectorismo, você pode preferir um detector que tenha modos de busca predefinidos. Existem detectores muito eficazes que possuem apenas modos predefinidos com um excelente custo-benefício. Eles são fáceis e práticos de usar e permitirão que você aprenda sobre detectores muito rapidamente.

Se você gosta de ter todo o controle em mãos e saber detalhadamente o que está detectando, também existem detectores com alguns modos de busca, mas que também oferecem a facilidade de personalizá-los, e mostrar na tela as frequências que irão detectar. Talvez isso seja mais do seu agrado.

Se você já teve a oportunidade de manusear equipamentos mais complexos e está pronto para o próximo nível, poderá encontrar no mercado detectores muito robustos e potentes que lhe oferecerão maior precisão, velocidade e alcance.

 

TECNOLOGIA

No mercado existe uma grande variedade de detectores e marcas com diferentes tecnologias que geram pulsos eletromagnéticos, ou formas como detectam metais, sejam multifrequência, baixa frequência, alta frequência, indução de pulso ou radiofrequência. Cada um possui características e preços diferentes, pois quanto maior a precisão e rapidez na detecção, maior será o custo. A multifrequência é uma tecnologia que revolucionou os detectores, pois pode detectar metais com diferentes frequências ao mesmo tempo. Em contrapartida, existe a indução de pulso que não gera informações sobre o tipo de metal que está detectando, mas detecta em maior profundidade.

 

 

 

 

Leia mais sobre: Tecnologia multifrequência Multi-IQ

 

TAMANHO DA BOBINA

Depois de iniciar sua busca por um detector, você descobrirá que eles vêm com bobinas de tamanhos diferentes. A bobina é a parte do detector que envia a frequência ao solo para localizar metais. Se você tiver a oportunidade de ter mais bobinas, isso te ajudará a ter mais controle e precisão em suas buscas.

Qual é a diferença entre uma bobina pequena e uma maior?

Compare o tamanho da bobina com a luz de uma lanterna contra a parede, se você estiver próximo à parede, o feixe de luz parecerá um pequeno círculo (menos área de detecção) e brilhante (mais profundidade e precisão), e se Como você se afasta da parede, o feixe de luz parecerá um círculo maior (mais área de detecção) e menos brilhante (menos profundidade).

A intensidade da luz da lanterna e a potência do seu detector são as mesmas, mas a bobina menor concentra mais a frequência, cobrindo menos terreno, com mais profundidade, e a bobina maior cobre mais terreno, então você avançará mais rápido, mas você perderá um pouco em profundidade e precisão.

Bobina de detector

 

 

 

 

 

Agora que você tem uma ideia mais clara de como escolher seu primeiro detector, convidamos você a descobrir qual detector Minelab é ideal para você no seguinte link:

Detectores Minelab para iniciantes



Related Products