Como funciona o Mapeamento 2D do MANTICORE?

Como funciona o Mapeamento 2D do MANTICORE?

Você já conhece o detector de metais MANTICORE e sua incrível capacidade de identificar tesouros escondidos. Mas alguma vez você se perguntou como exatamente esse equipamento funciona?

Em essência, o processo de alta detecção acontece devido ao Mapeamento 2D do local. Esse Mapeamento é responsável por permitir enxergar e distinguir os diferentes tipos de metais encontrados.

A tecnologia proporciona uma resposta variada dos metais ao campo eletromagnético, facilitando, aperfeiçoando e otimizando a experiência de identificação das relíquias e objetos preciosos . 
Para saber mais e tirar todas as suas dúvidas sobre esse processo, continue a leitura a seguir.

O que é o Mapeamento 2D?

É um Mapa de Identificação de Alvos 2D avançado.  Junto à tecnologia de multifrequência simultânea (MULTI‑IQ+®), ele proporciona ao detectorista uma visão mais completa e detalhada dos metais abaixo do solo.


Sendo assim, ao ter acesso ao Mapeamento 2D, você compreende as informações adicionais sobre o alvo que não podem ser captadas apenas pelo número de ID ou pelo som gerado na detecção.

O Mapeamento 2D do MANTICORE

As detecções de metal aparecem na interface do equipamento. Nela, o “rastreamento de alvos" acompanha um número de ID do alvo. Por sua vez, o Mapeamento 2D apresenta de forma clara e objetiva várias informações para auxiliar na detecção.

Por exemplo, se você detectar um ID que não lhe interessa, mas o Mapeamento 2D apresentar um rastreamento alongado ou de formato irregular, é sinal de que há um objeto próximo. A partir de então, você pode optar por investigar mais detalhadamente o metal.

Isso ocorre porque alvos abaixo ou sobrepostos podem influenciar na hora da detecção, gerando uma dificuldade na identificação. Um efeito bastante comum é um alvo mais fraco ser "arrastado" para perto do alvo mais forte, causando uma ID do alvo diferente daquela que resultaria se os alvos fossem detectados individualmente.

Os alvos de características semelhantes podem aproximar-se um do outro, apontando uma ID intermediária. Por outro lado, se um alvo for muito maior ou mais condutivo, o alvo mais fraco poderá passar despercebido, sem ser detectado. 

Os sinais fortes geram um rastreamento mais escuro (mais opaco) enquanto os sinais fracos geram um rastreamento mais claro (mais transparentes). Alguns dos fatores que afetam o formato e a posição do rastreamento de alvos são a composição metálica, complexidade, orientação e profundidade.

Veja a imagem abaixo:

Mapeamento Manticore

É possível identificar aqui alguns elementos que nos ajudam a entender.

O Eixo Horizontal indica a condutividade relativa do alvo. Quanto mais condutivo, mais à direita ele aparecerá; e quanto menos condutivo, mais à esquerda.

Já o Eixo Vertical indica a “tendência ferrosa” do alvo. Quanto mais afastado do centro, mais ferroso será. Se o metal for puramente (ou minimamente) não-ferroso, ele será mostrado ao centro.

No que se trata do Eixo Vertical, há algumas situações distintas que você precisa conhecer para melhorar sua experiência de detecção.

  • Alvos muito complexos, com uma combinação que une metais de propriedades ferrosas e propriedades condutoras (como moedas e tampinhas de garrafas), normalmente aparecerão marcados na metade inferior do Mapa 2D.
  • Já objetos altamente ferrosos, como pregos, por exemplo,  serão mostrados na metade superior do Mapa 2D.
  • O Mapa 2D ajudará ainda nas seguintes situações:
  • Os sinais gerados por causa da mineralização do solo poderão aparecer no topo do Mapa de Identificação, perto da ID 35, e o formato exato e a posição irão variar em função das condições do solo.
  • A interferência eletromagnética aparecerá muitas vezes como uma mancha concentrada perto das IDs 0 e 2 (similar a uma moeda de muito baixa condutividade), e ocasionalmente poderá apresentar rastreamentos dispersos e aleatórios.
  • Já objetos ferrosos com formatos complexos ou muito grandes poderão mostrar formatos diferentes no rastreamento. Tais alvos muitas vezes têm propriedades ferrosas, mas também são altamente condutores.
  • Outra situação comum é a presença de objetos não-ferrosos mascarados por ferro nas proximidades (lixo ferroso), que podem gerar um rastreamento de alvos de formato diferente. Normalmente, o lixo ferroso será muito mais forte e dominará a detecção, puxando o rastreamento de alvos para o sentido da região ferrosa. Porém, com a distinção superior de alvos do MANTICORE, você poderá fazer essa identificação.
  • Outro caso bem comum é de uma moeda enterrada em profundidade num solo mineralizado. Nessa possibilidade, o detector mistura os sinais do alvo e do solo. Esta situação poderá criar três rastreamentos distintos: 1) na região ferrosa superior; 2) na linha central onde a moeda apareceria se fosse detectada ao ar livre; e 3) na região ferrosa inferior. Mas ainda assim, o Mapeamento 2D nos auxilia nesse processo.


Todo o poder do Mapeamento 2D do MANTICORE em suas mãos

O MANTICORE, com a tecnologia Multi-IQ+, é o detector de metais mais potente, rápido e preciso na história da Minelab, com um aumento de potência de 50% em relação à série de detectores mais vendida de sempre: EQUINOX. Combinado com a Identificação de Alvos (ID) 2D avançada e mais opções de áudio, o MANTICORE oferece mais potência, mais profundidade e mais descobertas.


Você pode aproveitar as informações do MAPEAMENTO 2D para ver os alvos em uma nova perspectiva. As informações de condutividade e a indicação ferrosa adicional te ajudarão a identificar os alvos com maior precisão, além de permitir encontrar os tesouros entre o lixo ferroso. Confira o nosso vídeo sobre do mapa de identificação 2D do MANTICORE:



Utilizando os limites ferrosos personalizáveis, você terá um controle muito maior para detectar moedas ferrosas, rejeitar alvos ferrosos complexos ou escolher a revelação de alvos altamente ferrosos. O MANTICORE oferece uma estabilidade de identificação de alvos melhorada e separação de alvos mais precisa.

Junto ao Mapeamento 2D, você pode “ouvir” seu alvo como quiser usando os controles de áudio do MANTICORE que oferecem um alto nível de personalização, permitindo escolher entre a supressão de ruído com áudio melhorado, a separação do alvo super-rápida com áudio de profundidade e o áudio de prospecção de máxima sensibilidade para localizar jóias e pepitas de ouro.

Há uma grande quantidade de relíquias escondidas em diversos lugares. O MANTICORE pode ser seu parceiro nesta aventura. Pegue seu detector, use toda a potência do Mapa 2D e vá encontrá-los!